terça-feira, 19 de junho de 2012

Absentia (2011)


Depois de um longo silêncio, resolvi voltar a escrever por uma "boa causa", ou seja, para defender esse filme de horror independente chamado  Absentia. E me senti forçado a escrever sobre esse filme porque vi muitas críticas negativas sobre o filme.

Ele foi taxado de "não ter pé nem cabeça" e de ter "um final que não explica nada".

Obviamente discordo dessas críticas e acredito que o filme tem muitos méritos, principalmente se comparados às produções de horror recentes de grandes orçamentos, com seus exagerados efeitos 3D e seus "finais bem explicados" (para que ninguém tenha que continuar pensando depois que o filme acaba!).



Absentia foi dirigido por Mike Flanagan, um ainda desconhecido cineasta que já fez alguns episódios para séries de TV. O filme é uma produção de baixíssimo orçamento (cerca de US$ 70 mil) e parece ter sido filmado com câmeras digitais e edição caseira. Só para se ter uma idéia de o quanto esse orçamento é baixo, basta compará-lo com o orçamento do filme "Halloween – O Início", de Rob Zombie,  que foi de US$ 20 milhões (uma fortuna para se fazer um filme péssimo).



 Apesar de recursos tão modestos, Absentia me surpreendeu pela sua simplicidade e eficiência. É quase uma homenagem aos antigos filmes de horror, onde o que não é mostrado (mas sugerido) acaba provocando muito mais medo no espectador. A história tem ecos de sua origem em vários ícones do horror/suspense, como o seriado "Alem da Imaginação" e os antigos trabalhos de Stephen King.

 A história de Absentia gira em torno de Tricia (Coutney Bell) cujo marido desapareceu há mais de 7 anos. Tricia, que está grávida, parece sempre ressentida por não saber o que houve com seu marido e mesmo depois de 7 anos ainda continua a pregar cartazes de "procura-se pessoa desaparecida" por toda a cidade.




Quando a irmã mais nova de Tricia, a "ex-drogada" Callie (Katie Parker) aparece para visitá-la, as coisas parecem melhorar e Tricia finalmente resolve dar entrada em um "atestado de óbito presumido" do marido ("In Absentia" é o termo jurídico) .

 Esse atestado não só representa o um ponto final na sua cansativa espera pelo retorno do marido, mas também resolverá problemas financeiros, como a liberação do seguro de vida.




Nesse meio tempo a jovem Callie faz, todos os dias, uma corrida matinal pelas redondezas e se vê atraída por um estreito túnel que existe perto da casa de sua irmã.

 Depois de passar algumas vezes pelo claustrofóbico e escuro túnel. Callie é surpreendia por um estranho homem que parece estar desmaiado no meio do túnel.




Quando ela se aproxima para verificar se o homem está bem, ele acorda sobressaltado e admirado por estar "sendo visto" por ela.





Quando aquele homem, aparentemente faminto, e vestindo farrapos fica repetindo: "Você consegue me ver?", "Oh meu Deus, você consegue me ver!". Já nos defrontamos com o primeiro grande calafrio do filme, com a sugestão bizarra de que aquele túnel guarda algum tipo de relação, não só com o desaparecimento do marido de Tricia, mas também com o sumiço de várias pessoas.






 A partir da "visão daquele homem" Callie começa a vincular o túnel aos desaparecimentos misteriosos e passa a creditar em uma causa não natural. Ela supõe que uma antiga e misteriosa força atua naquele túnel e que de algum modo os desaparecidos ainda podem estar lá.


 Nesse ponto, o filme já fez valer cada dólar investido pois o clima de medo e horror já tomou conta dos personagens (e isso sem mostrar praticamente nada, nem assassino, nem monstro algum).



 Quando finalmente Tricia recebe o tão aguardado "atestado de óbito presumido", para sua surpresa, eis que reaparece na porta de sua casa o seu marido perdido, mentalmente confuso, e misteriosamente com a mesma roupa do dia em que desapareceu.


 Ele não consegue explicar onde esteve ou o que aconteceu, mas parece estar atormentado e apavorado, como se estivesse fugindo de algo.  Quando a polícia o examina, encontra sinais claros de aprisionamento, torturas e abusos (chegam a tirar um raio x do pobre homem e verificam, por ossinhos no seu estômago, que ele parecia estar se alimentando de pequenos animais!!!!. E é claro que os espectadores atentos se lembrarão dos muitos cartazes sobre "cães desaparecidos" que existiam pelas redondezas!). 


Tudo poderia dirigir-se para um final feliz, mas não é esse o caminho de Absentia. Quando o perturbado marido de Tricia começa a falar, ele mesmo já sentencia que a sua "fuga" é provisória e o "túnel" sabe que ele está ali e o quer de volta. 


 E mesmo que o filme termine em aberto, a simples sugestão do possível (e bizarro) destino dos desaparecidos no túnel é deixar qualquer um nervoso e inquieto. E esse, julgo eu, é o grande mérito desse pequeno filme.







 ABSENTIA foi adquirido pela "Phase 4 Films" para distribuição lá fora. Mas aqui no Brasil ele não tem a menor probabilidade de lançamento no cinema e nem acredito que vá chegar em DVDs por aqui.



 Em suma, os caras vão continuar nos empurrando besteiras como "Halloween – O Início" e "DVD Sexta-feira 13 - Bem Vindo a Crystal Lake", remakes desnecessários e excelentes cartilhas de "como se jogar fora milhões de dólares".


SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. E acredito que isso não vai acontecer tão cedo. Mas por enquanto ficamos apenas na esperança. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O DVD que consegui foi importado dos EUA, mas conta com legendas em português que foram inseridas. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br)


TRAILER: