sábado, 29 de junho de 2013

RATOS : A Noite Do Terror (1984)

Antes de falar qualquer coisa sobre o filme é preciso dizer que RATOS: A NOITE DO TERROR é muito divertido. Dirigido pelo diretor Italiano Bruno Mattei (1931-2007) essa pérola é um dos símbolos da era de ouro do VHS, uma época onde uma enxurrada de filmes chegavam às locadoras sendo lançados diretamente ao mercado de vídeo, sem jamais terem sido exibidos nos cinemas daqui. Essa "safra" de produções caça-níquel revelou "tranqueiras" maravilhosas que sobreviveriam ao tempo e se tornariam cults da cinematografia B (ou "cinema tipo Z", como o caso de RATOS! rs).



Mattei sempre foi considerado pelos críticos como um diretor medíocre que só queria ganhar dinheiro com produções que imitavam filmes de sucesso. Em parte isso é verdade, mas é bom lembrar que esse tipo de cinema, o que surfa na onda da moda, é e sempre foi muito comum para os grandes e para os pequenos estúdios. Por isso não julguemos o filme por essas razões, ma sim pela deliciosa maluquice que vemos na tela.



Sinopse da edição em VHS brasileiro: "No ano de 2230 , duzentos e vinte e cinco anos após a grande explosão nuclear, gangues de sobreviventes, lutam pela posse de comida e água entre si . Andando de ruínas em ruínas, correm desesperados por alimento que os sacie, mas uma guerra muito pior estava por se travar. Um novo inimigo agora os ataca e seu objetivo maior é um só: todo ser humano é alimento - destruir para sobreviver."



Nessa tal ano 215 D.B (Depois da Bomba) o mundo se transformou num imenso deserto radioativo. A humanidade encontra-se dividida em duas: os sobreviventes que se refugiaram nos subterrâneos do planeta, para escapar da radiação e reconstruir a sociedade, e aqueles que resolveram voltar para a luz do sol.



Estes que andam pela terra devastada formam galgues e são conhecidos como os "Novos Primitivos". Quando uma galgue de motorneiros chega a uma cidade abandonada, eles buscam abrigo (e talvez alguma comida) num velho prédio em meio as ruínas, mas se deparam com um inesperado inimigo: a fúria de uma horda de ratos famintos!!!!



Não se iludam amiguinhos, isso aqui não é MAD MAX. A idéia do filme (e o que torna tudo muito bacana de se ver) é criar o maior número de cenas malucas envolvendo ratos e gente nervosa. Ratos constantemente caem do teto, pessoas são mordidas o tempo todo e o chão aparenta sempre um "tapete de ratos"!. As meninas sensíveis que, desavisadas, verem esse filme não vão parar de gritar nem por um segundo.



Mas os malucos como eu que adoram esses filmes sem pé nem cabeça vão se deliciar e torcer por esses lindos ratinhos famintos.



Bom, a diversão é garantida e é impossível não ficar tirando sarro das situações risíveis criadas pelo roteirista Claudio Fragasso, as atuações pra lá de caricatas do elenco e de todo trabalho técnico da produção que parecia não ter mais nada para fazer a não ser despejar baldes e baldes de ratos em cima dos atores! rsss



O roteiro é praticamente inexistente e o maior esforço cerebral ficou por conta do texto inicial sobre esse futuro pós-apocalipse nuclear. E digo isso para reforçar as qualidades do filme é justamente essa simplicidade que dá charme a esse filme sobre... ratos!




E tem alguns ratos de borracha também! Vale a pena conferir.



E você vai ver também alguns tipos esquisitões do futuro, com maquiagens bacanas do tipo da abertura do fantástico dos anos 80!



Como o nome já diz, toda a ação do filme ocorre numa única noite, onde esses jovens impetuosos e durões da terra devastada terão que enfrentar esses ratos radioativos.



É apenas lá perto do final que a história retoma sua temática sci fi e surgem "outros sobreviventes" que detêm ainda a tecnologia para restaurar a vida na Terra.




Mas o melhor mesmo é na cena final, onde uma revelação surpreendente eleva o filme ao status de "cult absoluto". A imagem me deu pesadelos quando assisti isso na adolescência! ha ha ha


SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. É mais um filme da época de ouro do VHS esquecido pelas grandes distribuidores aqui no Brasil. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O meu DVD foi feito a partir do importado e conta com legendas em português. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).

TRAILER DO FILME