sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PLANETA PROIBIDO (Forbidden Planet, 1956)

O Planeta Proibido é uma das primeiras tentativas de combinar ficção científica séria, um grande orçamento e os melhores efeitos especiais disponíveis. O roteiro foi escrito por Cyril Hume, baseado em uma história entitulada “Planeta Fatal”, escrita por Irving Block e Allen Adler, por sua vez inspirada em um texto clássico da literatura inglesa, A Tempestade.
O empenho do estúdio MGM chegou ao investimento perto de 2 milhões de dólares, o dobro do que estava inicialmente previsto, mas que valeu cada centavo.



A história começa quando uma nave espacial chega ao planeta Altair IV com o objetivo de resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrado vinte anos antes e que nunca tinham dado notícias à Terra.



Quem lidera a equipe da nave de resgate é o Comandante Adams (Leslie Nielsen).



Assim que contatam o planeta são estranhamente recebidos com insatisfação pelo Dr. Edward Morbius (Walter Pidgeon) e pela sua filha Altaira (Anne Francis), os únicos humanos ainda vivos.



Morbius e sua filha viviam num paraíso científico. Uma casa automatizada, zoológico no jardim, comida farta e um robô ajudante chamado Robby.




O robô era equipado com lasers e campos de força que o tornava também um segurança muito eficaz.


O grande mistério do planeta gira em torno de uma misteriosa raça de alienígenas: os Krell, antigos habitantes de Altair-4. Morbius os descreve como uma raça nobre e poderosa, porém se eles eram tão poderosos, porque desapareceram?



Conforme os avanços tecnológicos dessa civilização vão nos sendo revelados, o mistério se aprofunda, até ficarmos sabendo que os demais colonizadores, e possivelmente os Krell, foram destruídos por uma poderosa e inexplicável força planetária à qual somente Morbius e sua filha são imunes.


Dr Morbius criou sua filha para que não tivesse emoções, mas quando ela tem contato pela primeira vez com homens, as emoções começam a aparecer.


Altaira acaba se se apaixonando pelo comandante Adams e, a partir daí, passa a contrariar seu pai, deixando-o furioso.


Então, trava-se uma batalha de vida e morte entre os recém chegados, Morbius e a misteriosa força invisível, que passa a atacar os astronautas recém chegados ao planeta. Vale lembrar que o "monstro" foi concebido pelo grupo de animadores da Walt Disney Pictures.



Destaque especial para a trilha sonora criada somente com sintetizadores eletrônicos, uma novidade para a época.



Apesar de hoje o filme ter um estatus de clássico indiscutível, há mais de 50 anos anos ele era um grande risco para seus realizadores. Em 1956 praticamente não havia precedente para um filme de ficção científica tão sério. Mas felizmente a qualidade de "O Planeta Proibido", com seus 98 minutos de duração, firmou-o como um dos "pilares" da mitologia Sci-fi. E continua a fascinar e influenciar até hoje.


Sem o desbravamento de "O Planeta Proibido" não haveria Jornada nas Estrelas, nem 2001, nem tão pouco Star Wars, criações que por sua vez inspiraram muitas outras obras e gerações.


Robby, o Robô, tornou-se um dos mais famosos robôs da história do cinema.



Desenhado por Robert Kinoshita, “interpretado” por Frankie Darro e com voz de Marvin Miller, Robby custou cerca de $125 mil dólares (o mais caro adereço do cinema à época) e foi um fenómeno de popularidade.



O sucesso foi tanto  que o robô teve direito a uma linha de merchandising própria e que ainda hoje é um sucesso, tendo surgido em diversos filmes e séries de televisão ao longo dos anos (os filmes The Invisible Boy (1957), Gremlins (1984) e Absolutamente Loucos (1988) e as séries Quinta Dimensão e The Man From U.N.C.L.E. são apenas alguns exemplos).


Forbidden Planet
SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. É mais uma obra de arte esquecida pelas grandes distribuidores aqui no Brasil. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O meu DVD foi feito a partir do importado e conta com legendas em português, além da DUBLAGEM CLÁSSICA em português. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).

TRAILER DO FILME