segunda-feira, 4 de maio de 2009

AS 7 FACES DO DR. LAO (EUA): 1963

Certa vez, uma amiga, surpresa com a quantidade de filmes que tenho me perguntou, séria, se eu realmente "via tudo aquilo mais de uma vez". Bem, poderia ter lhe dito que ao colecionador lhe basta a coleção em si e sua raridade. Mas não são essas as minhas razões. Argumentei que conseguia esses filmes antigos para, de alguma forma, vê-los novamente com os mesmos olhos de quando os assisti pela primeira vez. Para lembrar de minhas impressões, surpresas e medos despertos pelo filme. Acredito que rever um filme que nos marcou é um convite a uma viajem no tempo, uma redescoberta de como éramos e de como nos parecia o mundo àquela época. Para mim, um bom filme ou um bom livro, são como marcadores em nossas vidas, bóias sinalizadoras em nosso oceano de memórias. Saber o que nos impressionou, nos marcou e influenciou é fundamental para sabermos no que nos tornamos.

Disse tudo isso porque "As Sete Faces do Dr. Lao" é um destes filmes que não se fazem mais. Ou talvez destes que se fazem a cada 10, 20 anos. Tão enigmático quanto elementar, o filme se desdobra, e mesmo sendo supostamente destinado ao público infantil, me deixa maravilhado até hoje.

O filme começa quando o circo do "Dr. Lao", um simpático chinês de 7322 anos, chega à cidade de Abalone, no Arizona. O misterioso Dr. encontra uma população atormentada e ameaçada pelo inescrupuloso rancheiro Clint Stark, que deseja comprar “à força” todos os imóveis do local.



O circo chinês traz “atrações únicas, nunca vistas antes” que causam um enorme alvoroço na empoeirada cidadezinha. Mas o problema de Abalone não é apenas o rancheiro Stark. Na verdade grande parte da população está contaminada por valores morais distorcidos. Apenas Ed Cunningham, repórter de um pequeno jornal, mostra-se um homem de bom coração. Ed é apaixonado por Ângela Benedict (Barbara Eden), uma bibliotecária viúva que se afastou dos homens após a morte do marido. Ele dedica sua carreira a defender o povo, enfrentando o poderoso Stark e denunciando os seus podres.

O filme tem um visual belíssimo, cujos efeitos em stop motion de Jim Danforth renderam uma indicação ao Oscar de Efeitos Especiais. Mas “Dr. Lao” ganhou um prêmio honorário (para uma categoria que não existia) de melhor maquiagem, pelo trabalho de John Tuttle (acima). Na história do Oscar, somente outro filme levaria um prêmio semelhante: "O Planeta dos macacos”, quatro anos depois.




Com roteiro de Charles Beaumont inspirado no livro de Charles G. Finney, “As sete faces do Dr. lao” foi o último trabalho do cineasta George Pal (ao lado), conhecido pela direção do clássico "A Máquina do Tempo" (1960). Pal também produziu o sucesso "A Guerra dos Mundos" de 1953.











Um dos cartazez que o Dr. afixou pela cidade. Curiosamente, ele não usou martelo para a empreita. Os pregos eram "soprados" direto de sua boca! Embora considerado um clássico do cinema hoje, o filme não agradou a todos na época de seu lançamento.O visual era muito arrojado e as atrações do Dr. Lao pareciam um tanto ameaçadoras.






"O mundo inteiro é um circo
se você souber olhar para ele.
Como o sol se põe quando você está cansado
e nasce quando você levanta.
Isso é mágica de verdade.
O modo como uma folha cresce.
O canto dos pássaros.
Como o deserto fica à noite, quando a luz da lua o envolve.
Oh, meu garoto...
isto é circo bastante para qualquer um.
Sempre que você vê um arco-íris
e seu coração se maravilha com isso.
Sempre que você pega um punhado de areia,
e não vê areia, mas sim um mistério,
uma maravilha em sua mão.
Toda vez que você pára e pensa:
Estou vivo, e estar vivo é fantástico!
Sempre que algo assim acontece,
você é parte do Circo do Dr. Lao."
(Dr. Lao)

SOBRE O DVD: infelizmente as distribuidoras brasileiras não se interessaram em lançar o filme por aqui. A Warner lançou nos EUA um DVD simples com extras: trailler e um documentário sobre os efeitos de maquiagem do filme intitulado: "Willian Tuttle: king of the duplicators". Se alguém tiver interesse, possuo uma cópia em DVD com legendas em portugues e a inesquecível dublagem clássica brasileira, inserida como mais um canal de áudio (rub.records@yahoo.com.br).

UM POUCO MAIS SOBRE "AS 7 FACES DO DR. LAO":


26 comentários:

  1. eu adooooooooooooro esse filme...
    rubão, encontrou seu lugar no mundo.
    muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Filme maravilhos, assisti muito quando criança, passava sempre na sessão da tarde ou de sábado na globo. Uma pena não venderem ao DVD.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme me encantava quando criança e hoje tenho saudades, gostaria muito de vê- lo novamente, mas infelizmente, nunca consegui em DVD. Lindo filme, encantador....magico!

    ResponderExcluir
  4. OI COMO POSSO CONSEGUIR ESSE FILME ME LEMBRA MUITA MINHA INFANCIA NUSSA TEM ANOS QUE NAO O VEJO ADORARIA REVELO DE NOVO COM ESSE DUBLAGEM SE PODER ME RESPONDE OU ME MANDE UM E MAIL DE COMO CONSEGUILO OBRIGADO RICKAYRES_@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA MUITO DE REVER O FILME "AS 7 FACES DO Dr. LAO" NÃO ASSISTO HÁ MAIS DE 25 ANOS...

    POR FAVOR MANDA O LINK DO FILME PARA:
    bandazirig@yahoo.com.br


    CORDILAMENTE

    ResponderExcluir
  6. ola gostaria de ter esse filme por favor entre em contato comigo pelo email deborarossanesi@hotmail.com abraços ate mais esse também é meus msn..

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gostaria muito de ter este filme pois foi muito marcante para mim. Entre em contato
    valeriagcavalheiro@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Amigos. Aqui é Rubens. Muito obrigado pelos comentários sobre este filme tão querido. Para quem apenas quer rever esse clássico uma alternativa é tentar achar o AVI dele na web (para quem não se importa muito com qualidade de imagem e som). Como eu sou colecionador eu tenho o DVD mesmo, com imagem perfeita (com menus, seleção de cenas, extras, leg. e dub. em português). Este DVD foi feito profissionalmente a partir do Importado dos EUA. Quem for colecionador e quiser uma cópia desse DVD basta entrar em contato para fazermos uma troca. Se alguém quiser comprar uma cópia desse DVD eu posso vender também. Obrigadão a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubens...eu tenho interesse em comprar. Como faço ?

      Excluir
    2. Bom dia Rubens gostaria de ter o filme,(comprar),e saber mais sobre os filmes que tem em sua coleção para possivel compra ou troca.
      poderia entrar em contato pelo meu email para podermos fazer essa compra e vc me enviar seu catalogo de filmes?
      meu email : shalom_parise@hotmail.com

      OBRIGADO..
      DAVID PARISE

      Excluir
    3. Senhor Rubens Angelo, quero adquirir este filme - •AS 7 FACES DO DR. LAO - além de alguns outros sobre episódios na China e no Japão, por exemplo: da China: Quadrilhas Chinesas sobre lutas de clãs; do Japão: Portal do Inferno, sobre colonização católica pelos portugueses no século XVI, com os jesuítas comandados por São Francisco Xavier dizimando clãs japoneses que não aceitavam o catolicismo e etc. por favor me manda uma lista dos filmes que tem para que eu possa adquirir ou trocar. Atenciosamente,
      Nilton Vieira Lima. niltonlimaadvogado@hotmail.com

      Excluir
  9. O filme acaba de ser lançado no Brasil em uma edição simples, sem extras, com áudio em inglês e legendas em português (não tem a dublagem em português). Fico feliz com o lançamento, mas quem gostaria de ver com a saudosa dublagem vai ficar decepcionado...

    Podem conferir aqui:
    http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+CO24510+acha

    ResponderExcluir
  10. E aí, Rubens? Parabéns pelo blog (o qual achei por acaso, enquanto buscava informações sobre o THX-1138, que assisti ontem).
    Curiosamente estava avaliando isso (esse negócio de rever uns filmes antigos, estou numa onda assim, tenho o "Pague para entrar..." na fila) há uns dias, depois de rever o Dr. Lao (baixei do site "cp turbo", pra quem puder ter interesse): eu adorava esse filme, o qual assisti algumas vezes naqueles anos 80 e acho que início dos 90, mas quando assisti esses dias infelizmente faltou aquela "magia"; eu tinha na minha mente um filmaço e, sim, ele é um bom filme, mas desta vez me pareceu bem simples, nada demais... normal, a ação do tempo, mas acho que era melhor ter ficado com ele como era na memória...
    Por outro lado, revi "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", que nem é tão antigo, esses dias, tinha achado uma porcaria quando o vi a primeira vez e agora achei fantástico!... entre outros exemplos... enfim... às vezes é legal rever um filme e percebê-lo de maneira diferente, notando certas minúcias... mas, por outro lado, às vezes também pode acabar aquela "magia" que mencionei acima (ah, aconteceu o mesmo com "Os trapalhões nas minas do rei Salomão"! : )
    E agora estou numa, apesar da porrada de "inéditos" por ler, de reler também uns livros dos quais gostei muito...
    Diego
    Santa Maria, RS

    ResponderExcluir
  11. Realmente é um excelente filme!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu gostaria muito de ver esse filme novamente,,,! Mande pra mim tbmm,,,, raul_levita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Rubens fiquei interessado no seu dvd, como faço pra comprar com você???, esse é o meu e-mail: marcelo.rego77@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Rubens gostaria de adquirir o DVD, como,faço? Meu email deagomez@terra.com.br
    Andreia

    ResponderExcluir
  15. Olá Rubens, tenho interesse em comprar o seu dvd do Filme as 7 faces do Dr Lao. Também tenho alguns títulos antigos comigo e, se vc tiver interesse, posso mandar cópias pra vc também.
    entre em contato: frederico.vasconcellos@ifmg.edu.br

    ResponderExcluir
  16. Ola parabéns pelo post, vejo este filme sempre quando posso e com os mesmos olhos de quando era garoto, os diálogos do Dr. Lao são perfeitos e a mensagem que passa é profunda inclusive a "O mundo inteiro é um circos e você souber olhar para ele". Carrego este filme comigo sempre e quando me bate uma nostalgia não importa aonde eu tiro um tempo para assistir. Um grande abraço e continue com este trabalhado esplendido.

    ResponderExcluir
  17. Este filme fez parte da minha infância! Há anos tento encontrá-lo para comprar. Ele foi relançado em DVD faz um tempinho, mas na época não consegui adquirí-lo. Agora finalmente o comprei na Livraria da Travessa. Um achado com versão dublada, que eu queria para que meu filho pudesse assistir também. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  18. filme maravilhoso, amei o filme, já vi várias vezes.

    ResponderExcluir
  19. Eu estava na Livraria Cultura do Conjunto Nacional de bobeira, quando vi esse título para venda. Fiquei muito interessado na sinopse. Cheguei em casa e consegui assisti-lo online.
    Excelente filme, voltei a infância por alguns momentos. Se eu tivesse assistido naquela época esse teria entrado para um dos meus favoritos com certeza...

    ResponderExcluir
  20. 2018, e entregamos o Brasil a Stark.
    Esse filme é atualíssimo.

    ResponderExcluir
  21. Esse filme é maravilhoso. Estória inocente mas cheias de ótimas lições de moral e valor humano. Vi quando era criança, depois de adulto fui caçar pra rever, matei a saudade e ainda apresentei à minha mulher que praticamente o desconhecia e adorou, e adorei depois ao ler o livro. Ainda quero ter o filme em mídia física em minha coleção.

    ResponderExcluir
  22. Esse filme é maravilhosamente fantástico, e arilhanta ainda mais a estória contada no livro. é uma pena não te-lo em dvd, mas felizmente os sites ainda o têm com a dublagem da época pra resgatar ainda mais a experiência nostálgica. É um filme que tem uma pureza no modo de contar a estória que merece ser valorizado. Minha mulher não conhecia esse filme, foi um prazer em dobro ver que ela o tornou um de seus filmes favoritos.

    ResponderExcluir
  23. Esse filme e mais um daqueles filmes marcante da sessão da tarde

    ResponderExcluir