sábado, 17 de outubro de 2009

O INCRÍVEL HOMEM QUE DERRETEU, EUA-1977

Bem, como posso começar a falar dessa jóia do cinema? Ok, neste filme há um "homem" que está "derretendo" e isso é "incrível"! Não foi o suficiente para despertar uma enorme e irrefreável curiosidade? Se a resposta for não sou forçado a defesa e aos fatos que cercam o filme...









Durante o primeiro vôo a Saturno, uma estranha radiação afeta os três astronautas à bordo da espaçonave Scorpio 5. Isto acontece depois que eles observam o sol através dos inexplorados anéis do planeta!




O astronauta Steve West (Alex Rebar) teve o privilégio de ver essa maravilha, porém o preço pago por ver algo que nenhum humano ainda tinha visto foi muito alto. Imediatamente, o contato com a base em Houston se interrompe. O coronel West é o único que consegue sobreviver e ele acorda, todo enfaixado, num hospital do exército. Como é de praxe, o governo mantém em absoluto sigilo o fracasso da missão e a morte dos dois companheiros do coronel, mantendo a imprensa e a população afastada dos fatos reais.


Ao se olhar no espelho, Steven descobre que ao ser exposto à enigmática radiação cósmica adquiriu uma terrível e desconhecida doença.


Ela está provocando o gradual derretimento de sua pele e incutindo em sua mente um assustador instinto selvagem: o apetite insaciável por carne humana!

O monstro astronauta também teve o cérebro deteriorado e depois de fugir do hospital militar passa a matar todos que atravessassem seu caminho, deixando um rastro de vítimas dilaceradas para trás.

O derretido é então perseguido secretamente por uma dupla de canastrões de primeira: o médico Dr. Ted Nelson (Burr DeBunning) e o General Perry (Myron Healey), que precisavam deter as mortes violentas e esconder o fracasso da missão espacial do conhecimento do público, numa típica conspiração governamental.

 O rosto do pobre astronauta derretendo lembra uma pizza podre e sua respiração pesada faz soar como o Darth Vader!
Vejamos os vários graus de derretimento:

Derretimento leve...

Derretimento moderado...

Derretimento grave...

Derretimento máximo!

Outra grande vantagem do filme é que o roteiro de William Sachs não perde tempo com tediosas explicações científicas ou discursos emocionais. O cara chega, vê que está derretendo, foge e começa a matar e devorar as pessoas. Simples assim! A repulsa começa imediatamente nas primeiras cenas e dura até o último momento.

Bem, se você ainda não está entendendo nada eu fiz um diagrama para explicar tudo isso:


Para desfrutar desta jóia do horror tente desligar a sua atividade cerebral, tanto quanto você puder, porque, se você começar a pensar sobre as muitas tolices no roteiro, você vai perder toda a diversão!
Dirigido e escrito por William Sachs, é um daqueles filmes indispensáveis para os que apreciam o cinema obscuro de baixo orçamento.
Com um roteiro que mistura elementos de ficção científica, conspiração e horror “gore” em doses generosas de sangue e vísceras, já foi exibido na televisão aberta e lançado em VHS pela “Globo Vídeo”.



E curiosamente o responsável pelos excepcionais e nojentos efeitos especiais e maquiagem do astronauta em processo de derretimento, é o cultuado Rick Baker em início de carreira, e hoje consagrado por diversos trabalhos em filmes populares de produções milionárias (como “Lobo”, 1994, com Jack Nicholson, e a refilmagem “Planeta dos Macacos”, 2001, de Tim Burton).





SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD no Brasil e eu sei porque: só eu ia comprar! Mas para quem é fã e gostaria de ter esta pérola incrivelmente cult em DVD, entre em contato. Possuo uma versão do DVD importado com legendas em português (rub.records@yahoo.com.br)

11 comentários:

  1. Muito boa a tua análise e postagem...!!
    Eu, caso achasse um DVD, também compraria...!! É um filme que me traz lembranças de uma fase boa de criança/adolescência, onde eu curtia (e me assustava/interessava/queria fazer) filmes de terror e, principalmente, efeitos especiais...!!! Isso lá por entre 1981 e 1984... Algo assim... :)

    Boa lembrança, neste momento (hoje, agora, aqui onde eu vivo - Porto Alegre), que está um calor literalmente de DERRETER o vivente...!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é fantástico. E cada vez que revejo eu gosto ainda mais. Não é como os filmes de hoje que tentam ser intelectuais demais sem dar conta. "O incrível homem que derreteu" é um filme de terror/sci-fi honesto! Meu chapa, o DVD importado que eu tenho veio da alemanha e já tenho uma cópia dele com legendas em português inseridas. Eu faço trocas de acervo com outro colecionadores e tb faço algumas cópias sob encomenda. Abração!

      Excluir
  2. Reinaldo Pereira Elisei13 de maio de 2012 18:33

    Cara, fenomenal seu blog! Entrou pros meus favoritos! Vi esse filme quando ainda era criança e ele sempre permaneceu na minha memória. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. É um filme bem original,sem frescuras ou paró-
    dias!Foi exibido pela primeira vêz em 1981 pe-
    la tv Bandeirantes e reprisado por diversas ve
    zes no mesmo canal.Eu o assisti em 83,completo
    e sem cortes,algo inédito na tv brasileira,mas
    também,passava sempre após as dez da noite.Que
    eu saiba,não fêz sucesso algum nos cinemas aqui
    da minha cidade,por conta de Star Wars e King
    Kong serem a sensação do momento.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme tb foi exibido pela rede globo de televisão durante o governo sarney, na sessão corujão (no mesmo dia em que passou o filme "o cavaleiro de sherwood e poucos dias antes de passar o primeiro episódio chamado "o edifício da morte" da série "a dama de ouro" - que passou numa segunda-feira de acordo com os intervalos comerciais). A versão da globo (e provavelmente da Band) tem cortes de produção em algumas cenas (poucas, umas três mais ou menos), uma delas é a cena do fotografo e da modelo. A modelo se enfurece quando o fotografo pede para ela tirar o top e ele o puxa deixando ela com os seios à mostra.
    Outras cenas cortadas mostram o astronauta-mutante comendo carne humana.
    Restaurei o áudio (tanto com a dublagem clássica quanto à redublagem) desse filme completamente e o adequei ao DVD importado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Guga, curti muito a sua iniciativa de inserir a dublagem nesse DVD importado. Se vc tiver esse filme e outros mais e estiver a fim de fazer trocas de acervo é só mandar sua lista de filmes para meu email: rub.records@yahoo.com.br

      Excluir
  6. Cara, eu adorava esse filme, assisti muito no SBT, que na época tmb passava a bolha assassina!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana a sua analise. Voce deu uma abrida na minha mente ,o filme nao deve ser la essas coisas .Mais tem um interrese sem igual na hora de explica um .concerteza tu e um cara bacana de troca ideia . bora troca uma ideia manda seu Skype ou facebook

    ResponderExcluir
  8. Kkkk... Eu quero o dvd, como faço pra comprar?

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti esse filme quando tinha uns 7 ou 8 anos, escondida, é claro! Fiquei com as imagens na minha cabeça por anos, sem conseguir dormir e tendo pesadelos! Ainda hoje considero o melhor terror que já assisti, apesar do gênero não ser dos meus favoritos! Perfeita a analise do filme e o diagrama!

    ResponderExcluir