O diretor Don Coscarelli é o responsável pela criação de um dos mais cult filmes de terror: Phantasm (1979), uma mistura incrível de invasão alienígena, funerárias, bolas de aço mortais e homens altos assustadores. Coscarelli já estaria na hall da fama dos filmes de horror por essa obra prodigiosa, aparentemente impossível de superar, mas conseguiu criar uma nova obra de culto: Bubba Ho-Tep (algo como "faraó caipira"!!!)
O filme é baseado em um conto de Joe R. Lansdale e tem um ponto de partida maluco, mas incrivelmente sedutor: Elvis (interpretado pelo mítico Bruce Campbell), ao que parece, não morreu de uma arritmia cardíaca como todos nós fomos levados a crer. Não mesmo!
Só essa premissa (O Rei do Rock está vivo!!) já torna o filme prá lá de interessante. Some-se a isso um confronto com uma diabólica força do mal encarnada em uma múmia egípcia temos um filme deliciosamente maluco e divertido.
Um pouco antes de sua suposta morte ele ficou cansado da vida de sucesso e secretamente trocou de lugar com o melhor dos imitadores de Elvis da época, um tal Sebastian Haff.
Infelizmente Haff tinha um coração fraco e foi ainda mais viciado com a vida de sucesso que o verdadeiro rei. O imitador foi rapidamente vítima de seus excessos e deixou o Elvis preso definitivamente a vida simples de um "imitador de Elvis". Isto é, até que ele caiu do palco e quebrou o quadril, um acidente que o colocou definitivamente em uma casa de repouso no Texas, onde ele se tornou efetivamente um prisioneiro de seus ferimentos e seu anonimato.
Anos mais tarde, doente e cansado, com um tumor em seu pênis, o veraddeiro Rei do Rock é ridicularizado sobre sua verdadeira identidade pela equipe de enfermagem.
Elvis só confia em seu amigo mais próximo - um negro que diz ser o ex-presidente John F. Kennedy (Ossie Davis)!
Os dois heróis americanos (Elvis e JFK!) então descobrem que os velhinhos moradores da casa de repousos estão sendo mortos por um misterioso sugador de almas, uma múmia egípcia!!!
E o filme é genial nos detalhes. Como na cena em que os heróis examinam uma “pichação” em hieróglifos deixadas no banheiro pela nossa múmia caipira.
O ponto alto do filme é a fantástica performance de Bruce Campbell como Elvis. Ele faz um "Rei do Rock" cansado e abatido, mas cheio de coragem e "senso do dever", como um verdadeiro herói clássico deve ser! Ha ha ha
E o ator Ossie Davis faz muito bem o seu "JFK", um homem negro com uma grande cicatriz na nuca, que diz ser o presidente supostamente “assassinado” que teve seu cérebro transplantado para esse novo corpo (o engraçado é que o homem vive num quarto decorado como a Casa Branca).
Está criado o campo de batalha épica entre o bem e o mal: Elvis e JFK decidem pôr um fim na maligna criatura egípcia que usa botas de couro e um chapéu texano!
Não há como não se divertir com esta inusitada combinação (com direito a lutas incríveis como a do Elvis contra um escaravelho gigante!)
Há espaço também para artes marciais com os golpes certeiros do Eterno Rei do Rock!
E é claro, o ingrediente que jamais desagrada aos fãs dos filmes de terror: uma múmia!
Bubba Ho-Tep é mais uma prova de que para se fazer um bom filme não são necessários efeitos especiais, mas sim uma boa e cativante história.
Com essa inusitada história o diretor Don Coscarelli conquistou mais um monte de fãs e Bubba Ho-Tep é um verdadeiro "cult movie", com direito até a "action figures", aqueles bonecos articulados.
SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. É mais um filme pequeno e desconhecido do grande público que foi esquecido pelas grandes distribuidores, nesse caso, pela FOX, que é quem distribui os filmes da MGM aqui no Brasil. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O DVD que consegui foi importado dos EUA, mas conta com legendas em português que foram inseridas. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).
É um filme excelente Rynaldo, que recomendo para aqueles que curtem um olhar diferente sobre o cinema. É uma produção feita por um cara que gosta do que faz, e não por um monte de executivos e produtores que só pensam em ganhar dinheiro.
ResponderExcluirapesar de eu só ter 15 anos e não ter visto nem a metade desses filmes antigos ainda sim acho que são os melhores...filmes estes que os de hoje em dia não chega nem aos pés!!!! estou seguindo...*-*
ResponderExcluirValeu Jeice. Realmente temos uma produção atual de cinema que deixa desejar. Por isso gosto de relembrar desses filmes mais antigos, principalmente os que são feitos sobre boas ideias e não sobre efeitos especiais.
ResponderExcluir