sábado, 15 de dezembro de 2012

Academia de Gênios (Real Genius, 1985)



Esse é mais um daqueles saudosos filmes dos anos 80 que pregavam a curtição e celebravam a liberdade adolescente. "Real Genius", chamado aqui no Brasil com o pertinente nome de "Academia de Gênios" é uma daqueles filmes que a gente curte tanto que jamais se esquece.



A ideia geral do filme está era mostrar jovens nerds que entram cedo na faculdade e dominam bem as diciplinas, mas apesar da genialidade precoce, ainda são adolescentes, inexperientes e sedentos por diversão! rss


O iniciante ator Val Kilmer lidera um grupo de estudantes da faculdade "Pacific Tech" (uma alusão à verdadeira universidade de gênios chamada Caltech).



Apesar de ser realmente um gênio da engenharia, Chris Knight (Val Kilmer) é desleixado, festeiro e paquerador, uma antítese dos NERDS comuns, sempre afogados em livros e introspectivos.



Chris transforma o cotidiano dos outros estudantes incentivando-os a inventar apenas coisas para a diversão geral nos alojamentos.



Quando Mitch Taylor (Gabe Jarrett), um gênio precoce de 16 anos chega à Pacific Tech para estudar, fica chocado (mas também entusiasmado) com descontração e o clima de festa que reina na faculdade.


Logo que entra no alojamento, é surpreendido com uma estranha máquina de produzir gelo instantâneo e vê os estudantes andando de trenó pelo corredor coberto de gelo!



Mitch também conhece o maior gênio da américa, um sujeito recluso chamado Lazlo Hollyfeld (Jonathan Gries) que vive em um mundo à parte… o armário de Chris.



E em meio a tudo isso esses gêniosinhos ainda têm tempo de para fazer uma festa na praia no interior do auditório.


Com direito a piscina e tobogã!


Um momento hilário do filme acontece quando Chris usa nitrogênio líquido para criar "moedas de gelo" ...


...que ele "fatia" para burlar a máquina a máquina de comida do dormitório!



O ambicioso professor Hathaway (William Atherton) encarrega Chris, Mitch e outros jovens gênios de criarem um laser portátil que seja capaz de penetrar aço e concreto.



O que eles não sabem é que esse projeto é na verdade financiado pelo exército que pretende transformar o laser numa arma secreta.



O projeto chama-se "Crossbow" e seu objetivo é colocar o potente laser criado pelos estudantes em uma nave que orbitará a terra.


Os militares poderiam usar o laser para eliminar, com precisão e à distância, inimigos dos EUA. As pessoas seriam literalmente vaporizadas!


Quando descobrem as más intenções de Hathaway, os estudantes iniciam uma elaborada vingança contra o professor, tendo como alvo sua casa recém construída.


E é claro que eles vão usar o poderoso laser contra a casa do professor. nada melhor para destruir uma casa se não muita, muita pipoca!


Recentemente o programa "Caçadores de Mitos" (Mythbusters) dedicou um episódio para descobrir se realmente poderia se usar um laser para super aquecer uma casa cheia de grãos de pipoca e, assim, destruir o domicílio em pedaços.


O veredito: "O resultado foi que a pipoca era incapaz de expandir o suficiente para quebrar o vidro, muito menos quebrar uma porta ou mover a casa fora de sua fundação. Em vez disso, deixou de expandir e depois simplesmente carbonizou".



Bem, pode não ter acontecido na vida real, mas ver isso no filme foi espetacular!!!


O filme é da diretora Martha Coolidge, mais conhecida por dirigir episódios em séries de TV (CSI: Crime Scene Investigation, Drop Dead Diva, Psych, Sex and the City). Essa versátil diretora ajudou a descobrir talentos como Nicolas Cage ( Valley Girl) e Val Kilmer (Real Genius).


SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. É mais um filme esquecido pelas grandes distribuidores aqui no Brasil. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O DVD que consegui foi importado de Portugal, mas conta com legendas em português. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).

Torrent teste

TRAILER DO FILME "ACADEMIA DE GÊNIOS"

4 comentários:

  1. Tinha esse filme em VHS sempre que escuto aquela música do Tears for Fears lembro do filme.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica: depois de muito procurar, essa semana encontrei no Amazon Prime Video dublado em português com a dublagem clássica!

    ResponderExcluir