sábado, 15 de dezembro de 2012
Academia de Gênios (Real Genius, 1985)
Esse é mais um daqueles saudosos filmes dos anos 80 que pregavam a curtição e celebravam a liberdade adolescente. "Real Genius", chamado aqui no Brasil com o pertinente nome de "Academia de Gênios" é uma daqueles filmes que a gente curte tanto que jamais se esquece.
A ideia geral do filme está era mostrar jovens nerds que entram cedo na faculdade e dominam bem as diciplinas, mas apesar da genialidade precoce, ainda são adolescentes, inexperientes e sedentos por diversão! rss
O iniciante ator Val Kilmer lidera um grupo de estudantes da faculdade "Pacific Tech" (uma alusão à verdadeira universidade de gênios chamada Caltech).
Apesar de ser realmente um gênio da engenharia, Chris Knight (Val Kilmer) é desleixado, festeiro e paquerador, uma antítese dos NERDS comuns, sempre afogados em livros e introspectivos.
Chris transforma o cotidiano dos outros estudantes incentivando-os a inventar apenas coisas para a diversão geral nos alojamentos.
Quando Mitch Taylor (Gabe Jarrett), um gênio precoce de 16 anos chega à Pacific Tech para estudar, fica chocado (mas também entusiasmado) com descontração e o clima de festa que reina na faculdade.
Logo que entra no alojamento, é surpreendido com uma estranha máquina de produzir gelo instantâneo e vê os estudantes andando de trenó pelo corredor coberto de gelo!
Mitch também conhece o maior gênio da américa, um sujeito recluso chamado Lazlo Hollyfeld (Jonathan Gries) que vive em um mundo à parte… o armário de Chris.
E em meio a tudo isso esses gêniosinhos ainda têm tempo de para fazer uma festa na praia no interior do auditório.
Com direito a piscina e tobogã!
Um momento hilário do filme acontece quando Chris usa nitrogênio líquido para criar "moedas de gelo" ...
...que ele "fatia" para burlar a máquina a máquina de comida do dormitório!
O ambicioso professor Hathaway (William Atherton) encarrega Chris, Mitch e outros jovens gênios de criarem um laser portátil que seja capaz de penetrar aço e concreto.
O que eles não sabem é que esse projeto é na verdade financiado pelo exército que pretende transformar o laser numa arma secreta.
O projeto chama-se "Crossbow" e seu objetivo é colocar o potente laser criado pelos estudantes em uma nave que orbitará a terra.
Os militares poderiam usar o laser para eliminar, com precisão e à distância, inimigos dos EUA. As pessoas seriam literalmente vaporizadas!
Quando descobrem as más intenções de Hathaway, os estudantes iniciam uma elaborada vingança contra o professor, tendo como alvo sua casa recém construída.
E é claro que eles vão usar o poderoso laser contra a casa do professor. nada melhor para destruir uma casa se não muita, muita pipoca!
Recentemente o programa "Caçadores de Mitos" (Mythbusters) dedicou um episódio para descobrir se realmente poderia se usar um laser para super aquecer uma casa cheia de grãos de pipoca e, assim, destruir o domicílio em pedaços.
O veredito: "O resultado foi que a pipoca era incapaz de expandir o suficiente para quebrar o vidro, muito menos quebrar uma porta ou mover a casa fora de sua fundação. Em vez disso, deixou de expandir e depois simplesmente carbonizou".
Bem, pode não ter acontecido na vida real, mas ver isso no filme foi espetacular!!!
O filme é da diretora Martha Coolidge, mais conhecida por dirigir episódios em séries de TV (CSI: Crime Scene Investigation, Drop Dead Diva, Psych, Sex and the City). Essa versátil diretora ajudou a descobrir talentos como Nicolas Cage ( Valley Girl) e Val Kilmer (Real Genius).
SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. É mais um filme esquecido pelas grandes distribuidores aqui no Brasil. Para quem nunca viu vale a pena assistir. O DVD que consegui foi importado de Portugal, mas conta com legendas em português. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).
Torrent teste
TRAILER DO FILME "ACADEMIA DE GÊNIOS"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom esse filme
ResponderExcluirJá vi esse filme... Muito bom.
ResponderExcluirTinha esse filme em VHS sempre que escuto aquela música do Tears for Fears lembro do filme.
ResponderExcluirUma dica: depois de muito procurar, essa semana encontrei no Amazon Prime Video dublado em português com a dublagem clássica!
ResponderExcluir