domingo, 3 de novembro de 2013

ANATOMIA DE UM ASSASSINO ("Body Parts", 1991)

Tive a sorte de ver esse filme na época de seu lançamento em VHS e foi uma surpresa assistir a esse filme de terror bem feito, bem escrito, cheio de ação e com bastante sangue!

O filme tem uma premissa interessante e audaciosa (e um tanto maluca também) ao fazer uma intrigante pergunta: "onde reside o mal? Está na alma ou na carne?"

E essa tônica filosófica é levada bastante a sério em um roteiro enxuto e muito competente.


No início podemos ver o atormentado psiquiatra da prisão Bill Chrushank (Jeff Fahey) lutando com a tarefa de "ajudar" um serial killer claramente incurável.




A frustração do médico é tanta que ele se questiona sobre o seu papel ali junto aos detentos mais cruéis da prisão. Fica claro desde o início que o "mal" é algo que se "fixa" a uma pessoa e pode jamais ser extirpado.



Mas do Dr. Chrushank sofre um acidente terrível de carro e perde seu braço direito. Felizmente para ele há um novo procedimento experimental na cidade que pode dar-lhe um novo braço. Ele é levado às pressas para uma sala de operações (em uma cena belíssima de pesadelo onde ele desliza na inconsciência). Antes de perder os sentidos Chrushank vê o outro paciente (o doador) cercado por policiais armados com escopetas.



Depois do bem-sucedido transplante e da fisioterapia, o novo braço parece ótimo e Chrushank finalmente acredita que sua vida voltará ao normal.



Mas para seu desespero, ele começa a ter sonhos desagradáveis, ​​com imagens terríveis de dor e violência. E quando ele atinge um de seus filhos em um impulso cego de raiva, ele começa a crer que algo terrível está mudando seu caráter.



Suas suspeitas imediatamente recaem sobre o braço transplantado. Investigando a história do doador do braço, ele descobre que outros pacientes receberam outros membros e aparentam ter pesadelos semelhantes aos seus.



Por fim, ele descobre que o doador era um maníaco homicida, cujo corpo foi doado para pesquisas médicas. Mas essa descoberta é só o início do pesadelo







Anatomia de um Assassino foi roteirizado por Norman Snider e pelo próprio diretor Eric Red. Foi baseado no romance " Choice Cuts" de Pierre Boileau e Thomas Narcejac. Estes franceses também escreveram o romance que inspirarou "Um corpo que cai" (Vertigo, 1958) de Hitchcock e o filme "As Diabólicas" (Les diaboliques,1955). Eles também trabalharam no roteiro de "Os Olhos sem rosto" (Les Yeux Sans Visage,1959), um dos grandes filmes de terror franceses de todos os tempos.



Destaque também para a atuação inspirada de Jeff Fahey, que vai mudando dramaticamente ao longo do filme, adquirindo um certo ar demoníaco nos olhos. Também chega a ser bem comovente o conflito familiar que acontece a medida em que os pesadelos do Dr. Chrushank tornam-se mais e mais reais.

SOBRE O DVD: o filme nunca foi lançado em DVD aqui no Brasil. Mais uma obra esquecida pelas grandes distribuidores do Brasil. O meu DVD foi feito a partir do importado e conta com legendas em português exclusivas. Quem não achar por aí e quiser muito, pode entrar em contato (rub.records@yahoo.com.br).

TRAILER DO FILME

9 comentários: