"A Espada do Desespero" (Hisshiken Torisashi) é um filme sobre samurais. Mas não é focado nas lutas ou na ação. Sua trama é inteligente, artística e sofisticada, centrada no "BUSHIDO", literalmente, "caminho do guerreiro", o código de conduta e modo de vida do Samurai.
A trama acontece no Japão do período Edo (1603-1867) e a historia mostra Kanemi Sanzaemon (Etsushi Toyokawa), um exímio espadachim a serviço do clã Unasaka, que passa 1 ano confinado em sua residência por ter assassinado Lady Renko, a concubina do líder do clã.
Kanemi é famoso entre os mestres da espada por ter criado a misteriosa técnica que leva o curioso nome de "espeta pássaros" ou "a espada do desespero".
O roteiro é baseado em um conto do lendário autor Shuhei Fujisawa e faz parte de uma coletânea de 8 historias do livro "A Espada de Bambu e Outros Contos de Samurai". Esse livro já presenteou o cinema com ótimos filmes, como o "Samurai do Entardecer", de Yôji Yamada, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.
A medida que o filme "A espada do desespero" avança, vamos descobrindo com uma série de flashbacks as motivações de Kanemi e o porquê dele de ter assassinado a amante do líder do clã.
Em um ritmo contido o filme mostra como a influência da concubina com o líder estava provocando um desequilíbrio nas finanças do feudo, ao ponto de os aldeões ameaçarem uma revolta popular.
Apesar de todo o alto escalão desaprovar as interferências da Concubina na política do clã, ninguém se atrevia a contrariá-la, sob pena de atrair a fúria do Líder Dayou Ukyo.
É no meio desse impasse entre o bem do Líder e o bem do povo que encontramos o samurai Kanemi Sanzaemon, o chefe da guarda pessoal de Dayou Ukyo. Não encontrando nenhuma saída diplomática para afastar a concubina da vida política do clã, Kanemi toma a decisão de matá-la, assumindo sozinho a culpa pelo crime e resignando-se à espera de sua pena de morte, um auto-sacrifício típico de um nobre samurai. Mas o samurai não é executado e sua punição é ficar preso em sua própria casa por 2 anos.
O mérito do filme se encontra justamente em mostrar as dificuldades do verdadeiro código de conduta dos samurais, sempre movidos por uma inabalável honra e uma inquestionável obediência ao seu Lorde.
E o caminho de Kanemi é uma espécie de maldição entre esses dois deveres, duas verdades tão absolutas e irrevogáveis que o choque entre elas parece ter o poder de destruir o espírito do mais devoto guerreiro.
A tragédia pessoal de Kanemi não se resume ao crime que cometeu e a punição que sofreu. Ele também é viúvo e acompanhou o longo e doloroso processo da doença de sua mulher. E essa perda terrível é mais um componente da grande resignação do Samurai.
De certo modo, o nome da misteriosa técnica chamada "A espada do Desespero" é bastante apropriada para descrever a angústia do samurai Kanemi Sanzaemon.
Durante todo filme ele permanece sólido, calmo e demostra muito alto-controle ante as adversidades que surgem, mas fica no ar uma angústia crescente e sufocante.
TRAILER DO FILME
Nenhum comentário:
Postar um comentário