1924 - AELITA (Aelita - A Rainha de Marte)
Porque ver: apesar de ser um filme de propaganda à causa da Revolução Socialista, Aelita influenciou clássicos do expressionismo alemão como “Metrópolis” e até séries das futuras matinês dos cinemas norte-americanos como “Buck Rogers”.
1959 - THE ANGRY RED PLANET (Viagem ao Planeta Proibido)
Porque ver: quando lançado, o filme anunciou um novo formato cinematográfico que criava efeitos tridimensionais nas imagens, chamado "CineMagic" (que de fato era apenas um filtro que avermelhava as imagens). A mistura de cenários pintados com formas reais foi muito bem sucedida e surpreendeu o público da época. Outro bônus: a produção é assinada pela dupla SYD PINK & IB MELCHIOR, responsáveis por clássicos como: "Planeta dos Vampiros","Viagem ao Sétimo Planeta","Robson Crusoe em Marte","Reptilicus" e "Death Race".
1964 - ROBINSON CRUSOE ON MARS (Robinson Crusoe em Marte)
Porque ver: Além da curiosa homenagem ao clássico de "Daniel Defoe" ROBINSON CRUSOE ON MARS é uma ficção científica bem escrita, com incríveis efeitos especiais para os anos 60, especialmente as pinturas soberbas de paisagens feitas por "Albert Whitlock" (que foi responsável pelas pinturas de cenários em inumeros filmes, dentre eles Terremoto, Duna e Guerra dos Mundos)
1977 - CAPRICORN ONE (Capricórnio Um)
Porque ver: temos aqui o "pai" de todas as teorias conspiratórias sobre o programa espacial norte-americano. Por causa desta criativa e paranóica ficção científica, muita gente começou a duvidar também da chegada do homem à Lua.
1986 - STAR CRYSTAL (Terror no Espaço)
Sinopse: no ano de 2032, uma missão tripulada é enviada para explorar Marte. Mas os astronautas misteriosamente morrem logo depois descobrirem artefatos antigos no planeta. Uma nova missão é enviada para descobrir o que aconteceu. Eles logo descobrem uma estranha forma de vida matou todos os membros da tripulação anterior.
Porque ver: essa produção de baixíssimo orçamento é claramente uma variante do clássico "Alien, o oitavo passageiro" de 1979, mas garante alguns bons momentos de tensão.
1990 - TOTAL RECALL (O Vingador do Futuro)
Sinopse: Em um futuro próximo, o simples operário de construção Douglas Quaid tem sonhos recorrentes sobre Marte. Um dia ele resolve procurar a agência de viagem Reckall, que oferece aos seus clientes a chance de ir para qualquer lugar da galáxia por meio de implantes de memória. Mas quando Quaid é conectado à máquina de memórias ele descobre que as lembranças de sua vida foram adulterados. Ele decide então viajar até Marte para descobrir sua verdadeira identidade e termina perseguido por um grupo de assassinos.
Porque ver: a trama é baseada em um conto de Philip K. Dick, um dos mais consagrados escritores de ficção científica (que escreveu também "Blade Runner" e "Minority Report"). O filme é muito bem dirigido por Paul Verhoeven ("Robocop" e "Tropas Estelares") que garantiu um Oscar pelos excelentes efeitos especiais muito bem inseridos na trama.
2000 - MISSION TO MARS (Missão: Marte)
Sinopse: no ano de 2020 a primeira missão tripulada para Marte pousa com segurança no planeta vermelho. Mas logo depois um misterioso desastre supostamente mata toda a tripulação. A Nasa lança então uma missão de salvamento para investigar e, se possível, resgatar sobreviventes. Quando a nova equipe finalmente pousa em Marte ocorre uma descoberta impressionante sobre o passado do planeta vermelho e sua íntima conexão vital com a Terra.
Porque ver: é um filme de Brian De Palma (que nos brindou com "Carrie, A Estranha", "Scarface" e "Os Intocáveis"). A fotografia e o som são um verdadeira aula de cinema. A grande trilha sonora é assinada por um verdadeiro gênio da música no cinema, o compositor Italiano ENNIO MORRICONE.
2015 - The Martian (Perdido em Marte)
Sinopse: Uma missão tripulada a Marte é interrompida após uma severa tempestade. Na fuga do planeta vermelho, um astronauta fica para trás, dado como morto. Mas depois que a tempestade termina o astronauta ferido acorda sozinho e se vê preso em um planeta hostil, com poucos suprimentos para sobreviver.
Porque ver: é o retrato mais fiel, até agora, sobre Marte e os desafios técnicos de se sobreviver no planeta. O livro que originou o filme foi escrito por Andy Weir, um engenheiro de softwares aficcionado por física relativista, mecânica orbital e história de voos espaciais tripulados. A pesquisa exaustiva do autor criou uma história extremamente realista e convincente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário