terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cronologia cinematográfica sobre a exploração de Marte (1920-2015)

O planeta vermelho está em alta. Logo depois que a Nasa revelou que Marte tem 'córregos' sazonais de água salgada, estreia nos cinemas o filme "Perdido em Marte" de Ridley Scott. A compilação de filmes abaixo nos leva a um curioso panorama das muitas faces de Marte aos olhos da sétima arte. Os filmes que escolhi para essa lista são os que obrigatoriamente mostraram o planeta vermelho (é por essa razão que clássicos como "A Guerra dos mundos", "Invasores de Marte" e outros ficaram de fora).


1924 - AELITA (Aelita - A Rainha de Marte)


Sinopse: Cientistas em toda parte do mundo recebem uma misteriosa mensagem de rádio vinda do espaço sideral. O engenheiro Loss e seu amigo Spiridinov (ambos russos) conseguem decifrar a origem e o significado da mensagem. Eles constroem um foguete e vão para Marte, onde conhecem Aelita, filha de Tuskub, ditador de um futurista estado totalitário que oprime sua classe trabalhadora (que é armazenada em gigantescos congeladores em estado criogênico como reservatórios de força de trabalho).



Porque ver: apesar de ser um filme de propaganda à causa da Revolução Socialista, Aelita influenciou clássicos do expressionismo alemão como “Metrópolis” e até séries das futuras matinês dos cinemas norte-americanos como “Buck Rogers”.






1959 - THE ANGRY RED PLANET (Viagem ao Planeta Proibido)


 Sinopse: O primeiro foguete tripulado enviado à Marte, o MR-1, retorna a Terra por controle remoto após ter ficado perdido no Espaço. Ao conseguirem aterrissar o foguete, os cientistas descobrem que apenas dois dos quatro tripulantes estão vivos: a Dra. Iris Ryan, que sofreu um bloqueio mental; e o coronel Tom O'Bannion, em coma com uma estranha mancha verde no braço. A Dra. Ryan se recupera e lhes conta sobre a exploração de Marte, repleta de ataques de monstros e plantas carnívoras alienígenas, mas também revela a descoberta de que Marte já abrigou uma civilização avançada.



Porque ver: quando lançado, o filme anunciou um novo formato cinematográfico que criava efeitos tridimensionais nas imagens, chamado "CineMagic" (que de fato era apenas um filtro que avermelhava as imagens). A mistura de cenários pintados com formas reais foi muito bem sucedida e surpreendeu o público da época. Outro bônus: a produção é assinada pela dupla SYD PINK & IB MELCHIOR, responsáveis por clássicos como: "Planeta dos Vampiros","Viagem ao Sétimo Planeta","Robson Crusoe em Marte","Reptilicus" e "Death Race".





1964 - ROBINSON CRUSOE ON MARS (Robinson Crusoe em Marte)


Sinopse: Dois astronautas estão na órbita de Marte para estudá-lo, mas de repente são colocados fora de curso. Forçados a procurar abrigo no planeta vermelho, o coronel Dan McReady (o ator Adam West, antes de Batman) e seu comandante Christopher "Kit" Draper (o ator Paul Mantee) são lançados separadamente na superfície do planeta. Draper é o único que consegue sobreviver ao pouso, mas enfrentará muitos problemas com o ambiente hostil, a falta de oxigênio, de alimento e de água. Para amenizar a solidão, contará com a companhia de Mona, a macaquinha de estimação do coronel McReady.



Porque ver: Além da curiosa homenagem ao clássico de "Daniel Defoe" ROBINSON CRUSOE ON MARS é uma ficção científica bem escrita, com incríveis efeitos especiais para os anos 60, especialmente as pinturas soberbas de paisagens feitas por "Albert Whitlock" (que foi responsável pelas pinturas de cenários em inumeros filmes, dentre eles Terremoto, Duna e Guerra dos Mundos)





1977 - CAPRICORN ONE (Capricórnio Um)


Sinopse: Nos anos 70, em plena Guerra Fria, a Nasa sofre pressões políticas e inúmeros cortes de orçamento. Para convencer a opinião pública a continuar a investir no programa espacial os dirigentes da Nasa anunciam a primeira missão tripulada até o planeta Marte. O problema é que essa será a maior farsa da história. Toda a missão é encenada num estúdio de cinema para manipular a opinião pública, forçando-a a acreditar nos progressos científicos e tecnológicos dos Estados Unidos. Três astronautas são convencidos a compactuar com a mentira e aceitam participar das filmagens. Mas os dirigentes da Nasa decidem que na simulação da viagem espacial os astronautas são tidos como mortos na reentrada da atmosfera terrestre por um defeito no escudo térmico. Esse é sinal para que os agentes da CIA matem os astronautas garantindo a “queima de arquivo”.



Porque ver: temos aqui o "pai" de todas as teorias conspiratórias sobre o programa espacial norte-americano. Por causa desta criativa e paranóica ficção científica, muita gente começou a duvidar também da chegada do homem à Lua.




1986 - STAR CRYSTAL (Terror no Espaço)


Sinopse: no ano de 2032, uma missão tripulada é enviada para explorar Marte. Mas os astronautas misteriosamente morrem logo depois descobrirem artefatos antigos no planeta. Uma nova missão é enviada para descobrir o que aconteceu. Eles logo descobrem uma estranha forma de vida matou todos os membros da tripulação anterior.



Porque ver: essa produção de baixíssimo orçamento é claramente uma variante do clássico "Alien, o oitavo passageiro" de 1979, mas garante alguns bons momentos de tensão.





1990 - TOTAL RECALL (O Vingador do Futuro)


Sinopse: Em um futuro próximo, o simples operário de construção Douglas Quaid tem sonhos recorrentes sobre Marte. Um dia ele resolve procurar a agência de viagem Reckall, que oferece aos seus clientes a chance de ir para qualquer lugar da galáxia por meio de implantes de memória. Mas quando Quaid é conectado à máquina de memórias ele descobre que as lembranças de sua vida foram adulterados. Ele decide então viajar até Marte para descobrir sua verdadeira identidade e termina perseguido por um grupo de assassinos.



Porque ver: a trama é baseada em um conto de Philip K. Dick, um dos mais consagrados escritores de ficção científica (que escreveu também "Blade Runner" e "Minority Report"). O filme é muito bem dirigido por Paul Verhoeven ("Robocop" e "Tropas Estelares") que garantiu um Oscar pelos excelentes efeitos especiais muito bem inseridos na trama.






2000 - MISSION TO MARS (Missão: Marte)


Sinopse: no ano de 2020 a primeira missão tripulada para Marte pousa com segurança no planeta vermelho. Mas logo depois um misterioso desastre supostamente mata toda a tripulação. A Nasa lança então uma missão de salvamento para investigar e, se possível, resgatar sobreviventes. Quando a nova equipe finalmente pousa em Marte ocorre uma descoberta impressionante sobre o passado do planeta vermelho e sua íntima conexão vital com a Terra.



Porque ver: é um filme de Brian De Palma (que nos brindou com "Carrie, A Estranha", "Scarface" e "Os Intocáveis"). A fotografia e o som são um verdadeira aula de cinema. A grande trilha sonora é assinada por um verdadeiro gênio da música no cinema, o compositor Italiano ENNIO MORRICONE.


 


2015 - The Martian (Perdido em Marte)



Sinopse: Uma missão tripulada a Marte é interrompida após uma severa tempestade. Na fuga do planeta vermelho, um astronauta fica para trás, dado como morto. Mas depois que a tempestade termina o astronauta ferido acorda sozinho e se vê preso em um planeta hostil, com poucos suprimentos para sobreviver.



Porque ver: é o retrato mais fiel, até agora, sobre Marte e os desafios técnicos de se sobreviver no planeta. O livro que originou o filme foi escrito por Andy Weir, um engenheiro de softwares aficcionado por física relativista, mecânica orbital e história de voos espaciais tripulados. A pesquisa exaustiva do autor criou uma história extremamente realista e convincente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário